ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA


Os problemas de composição estão intimamente relacionados às situações que envolvem parte-todo: juntar uma parte com outra parte para obter o todo, ou subtrair uma parte do todo para obter a outra parte. A partir dessa afirmativa, resolva e assinale a alternativa que apresenta a resposta correta:

No mês de janeiro, o peso de Viviane era 58 quilos. Após seis meses, seu peso aumentou para 64 quilos. Neste período, quantos quilos Viviane engordou?


sete


quatro


oito


cinco


seis

Vergnaud toma como premissa que o conhecimento está organizado em campos conceituais, cujo domínio, por parte do sujeito, ocorre ao longo de um largo período de tempo, através de experiência, maturidade e aprendizagem. Assim, campo conceitual, para esse autor, é (são):


um conjunto informal e heterogêneo de problemas, situações, conceitos, relações, estruturas, conteúdos e operações de pensamento, conectados uns aos outros e, provavelmente, entrelaçados durante o processo de aquisição.


um conjunto formal e heterogêneo de problemas, conceitos, relações e estruturas, conectados uns com os outros. 


um ciclo formal e heterogêneo de problemas, voltados para situações que,  provavelmente, estarão entrelaçados durante o processo de aquisição.


velhos problemas e propriedades que devem ser estudados ao longo de poucos anos.


um conjunto formal e homogêneo de problemas, conceitos, relações e estruturas, conectados uns com os outros.

O físico alemão Albert Einstein até a idade de três anos, ele não falou uma única palavra. Aos nove, tinha ainda tantas dificuldades de se expressar que seus pais temeram que pudesse ser retardado mental. Na escola, um professor profetizou que ele não seria nada na vida. Com apenas 26 anos, porém, publicaria sua Teoria Especial da Relatividade - uma das mais extraordinárias revoluções da história das idéias.  (ALTAVINI, Rafael Bernardes. .Albert Einstein. Disponível em  http://www.fem.unicamp.br/~em313/paginas/person/einstein.htm acesso em 04 de fev. 2021). 

 

De acordo com o texto acima, Freitas (2006, p. 157), acredita que “o educando pode ter sua capacidade estimulada. Isso, depende de o educador transmitir a seus alunos confiança para que eles efetivamente se expressem nas aulas. 

Diante do que foi exposto no texto acima, como o professor de matemática deve proceder em suas aulas?

 

  1. Utilizar estratégias e materiais variados, desafiando o aluno e oportunizando o desenvolvimento cognitivo;
  2. Criar situações-problema, envolvendo os conceitos matemáticos estudados, relacionando-os com as situações cotidianas;
  3. Atuar nas aulas de matemática, com objetividade e clareza, demonstrando a importância dessa disciplina no dia a dia da sociedade.
  4. Evidenciar a presença da matemática em diversas situações como: jornais, revistas, panfletos de propaganda, dentre outros. 

É correto o que se afirma em:

 


1 e 4 apenas.


1, 2, 3 e 4


1 apenas.


1, 2 e 3 apenas.


2 e 3 apenas.

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2018) aponta seis direitos de aprendizagem na Educação Infantil, que são: conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se.

 

Estes direitos estão articulados às experiências e os saberes das crianças atrelados aos conhecimentos que trazem do convívio com o meio em que vivem. E vem articular as experiências e os saberes das crianças com os conhecimentos que fazem parte do contexto da sociedade. E, também apresentam cinco campos de experiências:

 

I- O EU, O OUTRO E O NÓS.

II- CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS.

III- TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS.

IV ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO.

V- ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES.

VI- NUMEROS, FORMAS, CORES E TRAÇOS

 

Sobre os campos de experiências estão corretas as assertivas:


I, II, III, IV, V e VI


I, II,  V e VI


I, II, III, IV e V


I, II, III e IV


I, IV, V e VI

Refletindo sobre o ensino da matemática, Paulo Freire (1998) fala da importância em saber ensinar:

 "Não temo dizer que inexiste validade no ensino em que não resulta um aprendizado em que o aprendiz não se tornou capaz de recriar ou de refazer o ensinado. (...) nas condições de verdadeira aprendizagem os educandos vão se transformando em reais sujeitos da construção e da reconstrução do saber ensinado (...)" Percebe-se, assim, que faz parte da tarefa do docente não apenas ensinar conteúdos, mas também ensinar a pensar certo. (Freire, 1998, 26-29).

 Diante dessa premissa, assinale a alternativa correta:


O docente não contribui com o processo de aprendizagem dos educandos. Eles aprendem sem a intermediação do adulto. 


A função do docente é utilizar todas as estratégias possíveis para que os educandos tenham uma aprendizagem significativa. 


O docente tem a função de ensinar apenas com os livros didáticos.


O docente precisa ensinar os alunos a “decorar” os conteúdos.


A função do docente é ensinar de forma mecânica, pois a mesma traz uma aprendizagem significativa para os educandos.

De acordo com a teoria do campo multiplicativo, marque a única opção correta.

Para fazer uma torta salgada, Irani utiliza três xícaras de farinha de trigo. De quantas xícaras de farinha Irani precisará pra fazer quatro tortas? 


treze xícaras.


doze xícaras.


dez xícaras.


nove xícaras.


onze xícaras.

Para responder esta questão, leia a citação com atenção e complete o que se pede.

A classe de problemas (de proporcionalidade) pode apresentar uma grande variedade de dificuldades, como as relacionadas aos decimais e aos valores negativos. Em outros, a proporcionalidade direta não ocorre, como é o caso do cálculo de área e volumes, dificultando a compreensão. (GOMES 2012, p. 239).

A proporcionalidade se refere à seguinte estrutura multiplicativa:


Isomorfismo de quocientes;


Proporção de medidas;


Produto de medidas;


Proporção múltipla;


Isomorfismo de medidas;

 

TEXTO 01

O número surgiu a partir do momento em que existiu a necessidade de contar objetos e coisas e isso aconteceu há mais de 30.000 anos. Os homens nessa época viviam em cavernas e grutas e não existia a ideia de números, mas eles tinham a necessidade de contar. Assim, quando os homens iam pescar ou caçar levavam consigo pedaços de ossos ou de madeira. Para cada animal ou fruto capturado, o homem fazia no osso ou no pedaço de madeira um risco.

(Como surgiram os números. Disponível em: https://mundoeducacao.uol.com.br/matematica/como-surgiram-os-numeros.htm#:~:text=O%20n%C3%BAmero%20surgiu%20a%20partir,h%C3%A1%20mais%20de%2030.000%20anos.&text=A%20partir%20da%C3%AD%20surgiu%20a,pedras%3A%20cada%20animal%20representava%20uma. Acesso em: 31 jan. 2022).

 

Porque

 

TEXTO 02

A construção da noção do número atrela-se à própria produção da cultura humana. O número aparece como uma ferramenta produzida pela mente humana, como instrumento de facilitação da exploração da natureza de forma racional. É, então, o resultado de uma lenta construção na busca pela representação de quantidades, da necessidade de medidas, na medida do tempo, enfim, na busca de representações que permitam a manipulação da realidade à sua volta.

 

 

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.


As asserções I e II são proposições falsas.


A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.


A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.


As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.


As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

I- Sobre o desenvolvimento da criança, Piaget (1979) entende o desenvolvimento como a busca de um equilíbrio superior, sendo um processo de equilibração constante.

 

PORQUE

 

II- Nesse processo, vão surgindo novas estruturas, novas formas de conhecimento. O desenvolvimento refere-se aos mecanismos gerais do ato de pensar: pertence à inteligência em seu mais amplo e completo sentido. Tudo o que é característico da inteligência humana vem à tona, pelo processo do desenvolvimento.

 

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.


As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.


A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.


As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.


As asserções I e II são proposições falsas.


A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

 

(Imagem Espaço para Brincar. Nova Escola. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/4772/brinquedoteca-um-espaco-de-brincar. Acesso em: 04 mar. 2022)

 

A imagem reposta o ambiente de uma brinquedoteca de uma escola.  Este ambiente escolar proporciona aos alunos o contato com brinquedos e brincadeiras dentro da escola, além de ser um espaço interessante para a criança, fator que colabora para seu desenvolvimento e sua aprendizagem.

Imagine que a professora do tercerio ano do ensino fundamental, da escola X, juntamente com os professores do segundo ano, planejam uma aula semanal para ser desenvolvida espaço da brinquedoteca. 

 

Sobre os objetivos das aulas planejadas, as professoras esperam que seus alunos: 

 

I. Proporcionar atividades lúdicas para seus alunos.

II. Desenvolver a cooperação entre as crianças.

III. Possibilitar um espaço para brincadeiras não dirigidas e espontâneas,

IV. Oferecer mais opções de brinquedos do que aquelas oferecidas em sala de aula. 

V. Deixar as crianças brincarem, sem imposição de brinquedos ou brincadeiras, usando a criatividade. 

 

Assinale a afirmativa que apresenta os objetivos das atividaes lúdicas no contexto pedagógico.


I, II, III e IV


I, II, III, IV e V


II e III


I, II e III


I e IV